Pizza de massa fina com salsicha, cebolas caramelizadas e cogumelos

Pizza de massa fina com salsicha, cebolas caramelizadas e cogumelos

Ingredientes para a Massa:

6 colheres de sopa de água quente
3 colheres de sopa de vinho branco
3/4 colher de chá de fermento seco
1 colher de chá de mel
1 1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
1 chávena e meia de farinha de trigo

Ingredientes para o Molho:

4 tomates
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga sem sal
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de vinho branco
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal

Ingredientes para a Cobertura:

Cogumelos cortados
1 cebola média, cortada em fatias finas
Salsichas a gosto
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
½ chávena de queijo mozarela ralado na hora
1/4 chávena de queijo mozarela fumado

Modo de preparação da Massa: Misture a água, vinho e fermento numa tigela média (ou na tigela da batedeira) até que o fermento fique dissolvido. Adicione o mel, o sal, o óleo e mexa. Adicione a farinha e trabalhe com os dedos até formar uma bola.

Espalhe a farinha numa superfície limpa e lisa e bata na massa por 1 ou 2 minutos.

Limpe a tigela onde misturou a massa e unte-a com azeite. Coloque a massa na tigela e vire-a várias vezes, certificando-se de que todos os lados da bola ficam cobertos de azeite. Cubra com celofane e deixe crescer por 1 – 2 horas, ou até que a massa duplique de tamanho.

Modo de preparação do Molho: Enquanto a massa cresce, prepare o molho. Leve uma panela média com água ao lume, até ferver. Deite os tomates na panela e deixe-os durante 1 minuto, retirando-os depois com uma escumadeira. Deixe-os descansar numa toalha de papel por um minuto ou dois. Tire a pele dos tomates.

Escorra a água quente da panela e seque-a. Coloque a panela em lume médio e adicione a manteiga. Uma vez derretida, adicione o alho. Refogue por 30 segundos a 1 minuto. Adicione os tomates, azeite, vinho, açúcar e sal. Cozinhe o molho em lume baixo, médio, desfazendo os tomates com uma colher de pau. Cozinhe até o molho engrossar, por cerca de 30 – 45 minutos.

Modo de preparação da Cobertura: Enquanto a massa estiver a crescer e o molho a ferver, comece a preparar a cobertura da pizza. Coloque uma frigideira em lume médio. Derreta 1 colher de sopa de manteiga e adicione os cogumelos. Polvilhe com 1 colher de chá de sal. Refogue por cerca de 3 minutos. Retire os cogumelos da frigideira e reserve. Volte a adicionar 1 colher de sopa de manteiga à frigideira. Adicione as cebolas. Refogue-as até ficarem douradas e caramelizadas, cerca de 10 – 15 minutos. Remova-as da panela e reserve. Adicione a restante colher de sopa de manteiga. Com cuidado, despeje o molho dos cogumelos na frigideira. Adicione a salsicha. Cozinhe a salsicha até ficar tostada. Retire a panela do lume.

Quando a massa tiver dobrado de tamanho, vire a tigela numa superfície plana e limpa polvilhada com farinha. Gentilmente, espalhe a massa com a palma da sua mão. Deixe descansar a massa por 15 – 20 minutos. Pré-aqueça o forno à temperatura mais elevada que permitir.

Coloque a massa no forno pré-aquecido. Retire o molho com uma colher de sopa e espalhe-o pela massa. Polvilhe com ambos os queijos, junte os  cogumelos, as cebolas e a salsicha por cima do queijo.

Coloque a pizza por 10 – 15 minutos, mas vá verificando enquanto esta estiver no forno. Uma vez feita, remova a pizza, corte-a e sirva.

Joana Carvalho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: