Livro de História: Elvis Presley

Livro de História:

Elvis Presley

Elvis Presley

A 8 de Janeiro de 1935, East Tupelo (Estados Unidos) via nascer uma das maiores estrelas da música mundial: Elvis Presley, o único sobrevivente de dois filhos gémeos do casal Vernon Elvis Presley e Gladys Love Smith Presley.

Elvis Presley

Foi ainda em jovem que o seu talento começou a revelar-se: aprendeu a tocar guitarra e ganhou um concurso de jovens talentos musicais, da sua cidade, quando tinha apenas uma década de vida.

 Elvis Presley

E desengane-se quem pensa que só o Rock and Roll marcou o Rei: também a música country blues fizeram parte da lista de influências do cantor.

Elvis Presley

Em 1954, começou a gravar as suas primeiras melodias e não tardou para que se popularizassem, nas rádios, dois dos seus primeiros êxitos – “Take” e “Blue Moon of Kentucky”. A sua dança contagiante empolgava multidões, em delírio pelo estilo revolucionário de Elvis, um artista que deixou o seu legado, não só na música, mas também no cinema e na moda.

Elvis Presley

A 1 de Maio de 1967 Elvis casou, em Las Vegas, com Priscilla, de quem se viria a separar 6 anos mais tarde. O casal teve uma filha, Lisa Marie, ex-mulher do cantor Michael Jackson.

Casamento de Elvis Presley com Priscilla Presley, Las Vegas 1967

Elvis Presley

Elvis Presley

Os looks cheios de brilhos e as suas famosas calças influenciaram várias gerações. Atreveu-se a enfrentar o conservadorismo através das roupas coloridas e apelativas, que contavam com camisas havaianas e jumpsuits. O estilo de cabelo foi um dos seus principais símbolos.

Jailhouse Rock, 1957

Mas o estilo do Rei não morreu. Ainda hoje, é fonte de inspiração para vários criadores, como Catherine Walker, que criou o famoso Elvis Dress, ou, mais recentemente, a casa brasileira Fause Haten, com a sua criação de Inverno de 2012, recheada de brilhos e tachas, bem ao jeito do cantor.

Desfile Fause Haten, coleção inverno 2012

Elvis Presley faleceu aos 42 anos, de ataque cardíaco, na sua mansão. A reação dos fãs foi imediata: linhas telefónicas congestionadas, stocks de flores esgotados em todo o país e um verdadeiro caos nos aeroportos, com voos lotados vindos de toda a parte.

Elvis como pop art por Andy Warhol

Há quem acredite que o cantor não morreu. E se, para a equação, pode contabilizar-se o rol de músicas, de filmes e de simbologia que ainda hoje inspiram todas as áreas das Artes, é verdade que Elvis Presley ainda vive.

Elvis Presley, exército

Elvis Presley, exército

Elvis Presley, exército

Elvis Presley com o Presidente Nixon, 21 de Dezembro de 1970King Creole, 1958

Viva Las Vegas, 1964

Joana Carvalho

Anúncios

One response to “Livro de História: Elvis Presley

  1. Alcídio Carvalho

    Elvis sempre ele,gostei de recordar, obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: